Jornal Sudoeste 07-09-2020

17/10/2020 - 16:10:11 Folha Bela, hidroponia, Mauro Westin
Jornal Sudoeste 07-09-2020

Ailton Sillos e Mauro Westin

Folha Bela, há três anos produzindo hortaliças por hidroponia

Quando secretário municipal de Agricultura no mandato do ex-prefeito Pedro Cerize, posteriormente no de Rêmolo Aloise, o engenheiro agrônomo Mauro Westin, desenvolveu brilhante trabalho que beneficiou de maneira especial, pequenos e médios produtores.

Houve expressivo aumento na produção de hortaliças e frutas no município, a volta das feiras livres com padronização de barracas, que passaram funcionar em vários pontos da cidade.

A proposta de criação de selo de qualidade que atesta boas práticas agrícolas desenvolvidas durante o processo de produção de vários produtos no município, nasceu quando ele era secretário de Agricultura, e foi lançado em fevereiro de 2016 na sede da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Serviços) - Acissp, da qual Mauro Westin é diretor agropecuário.

Por acreditar ser promissora a atividade que incentivou, Mauro Westin e sua mulher Rosimar Gonçalves Westin há mais de três anos implantaram na Fazenda Campo Alegre, a 1050 metros de atitude no município de São Sebastião do Paraíso, o cultivo de verduras pelo sistema de hidroponia, técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem solução nutritiva e balanceada, contendo água e nutrientes.

Entre quatro tipos de alfaces, rúcula, agrião, espinafre europa, manjericão, repolho baby, a produção anual chega a 150 mil produtos com o selo Folha Bela, entregues em supermercados e sacolão em São Sebastião do Paraíso. Embora já tenha feito ampliação na estrutura inicial, e aumentado a produção, Mauro explica que não tem conseguido atender à demanda, inclusive de estabelecimentos de cidades vizinhas.

O presidente da Acissp, Ailton Sillos, esteve nesta semana na Fazenda Campo Alegre, onde conheceu o sistema de controle de produção e qualidade, desde a rastreabilidade na estufa onde são produzidas as mudas, bem como a área para onde são transferidas e se desenvolvem, sem contatos com insetos, animais, parasitas de solo, controle no uso da água, e segurança, por ser plantio protegido, e a embalagem biodegradável.

Conforme salienta Mauro Westin, a hidroponia de folhas pode ser produzida o ano todo, o uso de fertilizantes é muito menor, e quando há necessidade de defensivos são aplicados produtos sanitizantes naturais como bicarbonato, óleos de laranja e abacate, entre outros. E explica que esse processo natural resulta em sabores mais autênticos, e paladar mais acentuado e diferenciado.

O presidente da Acissp ressalta que o engenheiro Mauro Westin, "defensor da organização e capacitação do setor produtivo agrícola, tem demonstrado na prática, sua competência técnica e visão empreendedora".


Publicado por

Jornal Sudoeste